A tecnologia
A Inteligência Artificial (IA) já é usada pelas Autoridades Fiscais e Económicas, para cruzamento de informações financeiras e calculo de imposto tributável.
Data Centers construidos para guardar grandes quantidades de informação, sobre as comunicações móveis e de dados dos cidadãos.
A IA é usada para tratar informações recolhidas sobre o consumo humano e o seu comportamento, o que lhes permite traças perfis de consumo cada vez mais reais e complexos.
Não existe canto na superfície Terrestre que não seja possível aceder, seja fisicamente seja por intermédio de satélites.
Todos os nossos passos podem ser seguidos em tempo real, assim como grande parte dos nossos contactos humanos, ficam de alguma forma registados.
Grande parte dos nossos equipamentos e eletrodomésticos domésticos, conseguem transmitir informações sobre consumos, níveis de utilização e avarias, via ligações sem fios, através da Internet.
Existem programas em alguns países, para a instalação de chips em humanos, que permitiram guardar informações pessoais, com leitura de dados à distância.
A obsolescência humana
A robotização da economia continua a grande velocidade, com cada vez mais máquinas a substituírem o trabalho humano de precisão, ou onde é exigida mais força física.
Existem robôs que conseguem imitar na perfeição, todos os movimentos do corpo humano.
Uma agenda política que promove a descarbonização e que ignora o carbono como a base da vida na Terra.
O tratamento de grandes quantidades de informação por parte da IA, permite replicar o pensamento humano, permitindo substituir grande parte do trabalho intelectual realizados por trabalhadores do conhecimento, como advogados, avaliações médicas ou até pensamento criativo, até aqui exercido exclusivamente por humanos.
Tudo isto que acabei de descrever, poderia fazer parte de um filme de ficção cientifica, só que não é … isto é a realidade na qual vivemos hoje em dia.
A agenda, ou a tendência, para a qual silenciosamente caminhamos é uma só; A fusão da vida com base no carbono por formas de vida com base no silício.
O que atualmente está em causa em muitos países desenvolvidos, é um processo de substituição de grande parte da vida humana no planeta terra;
Os seres humanos ao tornarem a sua vida quotidiana cada vez mais produtiva, relegam para sistemas informáticos a gestão de um cada vez maior número de tarefas.
A libertação do tempo dedicado ao trabalho para termos mais tempo para outras atividades não essenciais, coloca-nos a todos numa fila, … uma fila a caminho da extinção.
Transumanismo
Para filosofias como o Transumanismo1 a condição humana deve-se fundir com a tecnologia, criando uma nova forma de vida, denominada de pos-humana.
A potenciação das capacidades intelectuais e físicas dos seres humanos, através da tecnologia, coloca grandes desafios à humanidade, assim como grandes perigos, segundo autores como Francis Fukuyama2