Extração energias

A Importância dos Recursos Naturais para as Sociedades

O fácil acesso a matérias primas, em grandes quantidades e a baixo custo de extração, são fatores chave para as economias.

Estes recursos naturais, ou matérias-primas, depois de processados, permitem alcançar mais cidadãos com produtos e serviços de qualidade a preços competitivos.

Produtos energéticos, como o petróleo ou o gás natural, permitem a existência das sociedades modernas, sendo por isso muito disputados pelos países.

A componente energética é de grande importância na produção industrial ou nos transportes, no sentido que sem energia não existe industria ou transportes.

Existem outros fatores de produção como os custos com a mão de obra, acesso a vias de comunicação de qualidade, que também são importantes.

Todas as regiões no mundo têm características naturais que as diferenciam umas das outras. Clima e solo para a produção agrícola, metais para a industria de máquinas, petróleo, gás ou carvão para a produção de energia…

Com o desenvolvimento das vias de comunicação, a competição entre regiões a nível global aumenta, tornando as várias regiões do mundo cada vez mais especializadas, na produção e distribuição de recursos.

As regiões valorizam-se pelas mais valias que trazem para a economia global, diferenciando-se umas das outras pelas diferenças que as caracterizam.


Publicado

em

, ,

por