RJ45 cabo de ligação para a Internet

A força transformadora da Internet

A Internet como plataforma de comunicação entre pessoas de todo o mundo, permite gerar sinergias nunca antes vistas.

Em finais dos anos 60 do século XX, iniciam-se nos EUA as primeiras experiências com a transmissão de dados entre vários nós de uma rede;

Em 1990 o centro Europeu para a pesquisa nuclear (CERN) inicia a utilização do protocolo WWW, para a comunicação de dados entre cientistas da instituição; (Wikipedia)

Com a Internet, o cidadão comum, consegue comunicar com grandes públicos, de milhares ou milhões de pessoas, a custos extremamente reduzidos.

Isto só era possível até à poucas décadas atrás, aos grandes meios de comunicação social, detidos e controlados, por um grupo restrito de pessoas.

Esta liberalização do acesso à informação tem tido impactos profundos nas sociedades ocidentais.

A partilha de ideias constitui uma espécie de consciência coletiva, em constante mudança, com capacidade para se adaptar a novas realidades.

Neste sentido a Internet, e as redes sociais em particular, constituem-se como um garante de liberdades individuais, questionando atores tradicionais na sociedade.

Ideias individuais que concorrem entre si, expondo-se ao juízo coletivo, e que valem por o que acrescentam ás realidades de cada um.

A Internet é uma plataforma transformadora da sociedade ligando pessoas e ideias.

Riscos associados à utilização de plataformas online

A promoção de uma cultura do ódio e da violência, a desinformação, só são possíveis na falta de contra-ponto ou da livre concorrência de ideias.

Isto acontece normalmente em grupos fechados online, onde a informação é usada para reforçar os desvios de pensamento e comportamento que levaram à sua criação.

São muitas vezes estes preconceitos que constituem fator de união entre os membros de comunidades online.

Existe por isso um aspeto importante, associado à capacidade que cada um de nós têm, para descodificar a informação recebida, sem pôr em causa o nosso bem estar ou o bem estar de terceiros.

Este ciclo virtuoso, onde as ideias concorrem entre si, para serem aceites pelo maior número de indivíduos, fica em larga medida dependente das capacidades de cada um para as valorizar de forma mais correta.


Publicado

em

, ,

por