Jornadas Mundias da Juventude 2023 em Lisboa. Peregrinos na missa final.

A Fé e o Caminho

O ambiente institucional e social

Vivemos tempos de mudança. A destruição moral de instituições e das lideranças que juraram proteger o nosso bem comum, são sintomas de males, que sempre existiram, e vão continuar a existir, mas agora com uma visibilidade pública maior.

A natureza humana e a própria vida obrigam-nos a tomar opções, que levam muitas vezes a consequências negativas e a prisões do espírito, da mente e do corpo; Somos vitimas de nós mesmos.

Perante o ódio, a maldade, o preconceito e todos os sentimentos negativos que no dia a dia nos assaltam, e que visam quebrar a nossa ligação a Deus e a tudo o que nos rodeia, “O Caminho” parece ser o único lugar comum a quem defende a vida.

A Fé como Movimento Libertador

Com toda a maldade que grassa no mundo e que insiste em contaminar as nossas vidas, as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (JMJ2023) em Lisboa, são uma resposta de força e de vitalidade da mensagem de Cristo, difundida ao longo dos séculos pela Igreja Católica.

Uma capacidade mobilizadora que só os caminhos da fé permitem alcançar. Num mesmo espaço e ao mesmo tempo, largos milhares de pessoas celebram a mesma fé que os une nas conquistas e nos fracassos.

Uma mensagem de resistência, perante a maldade dos egos pequeninos, que só encontra eco na mensagem de Cristo.

Uma Fé levada aos 4 cantos do mundo, durante séculos, e que está na base nas maiores conquistas na história da humanidade, ajudando a projetar o nível de vida de largos milhões de seres humanos a um patamar nunca antes visto.

A força mobilizadora da fé que a tudo e a todos abraça, e que encontra no aceitar da fraqueza humana, a Cruz da Salvação.

A mensagem de Cristo é “O Único Caminho” quando tudo o resto são ilusões.

A mensagem de Cristo é a Resistência do Espírito Humano, que sem falsas promessas, nos deixa a Fé de um salto no desconhecido, e podermos finalmente abraçar a vida em tudo o que ela têm de bom e de mau.

O dia-a-dia

Não nos deixemos iludir; Optar por um caminho do bem, deixa-nos expostos(as) ao mal dos outros. Vermos só a bondade, deixa-nos cegos a quem nos quer fazer mal, e sermos surpreendidos da pior maneira possível.

É necessário por isso, vigilância; Esperar o inesperado, sem preconceito nem dramatismos.

A Resistência de quem defende a vida, no respeito pelos outros, impõem-se;


Publicado

em

,

por